Como lucrar com as roupas que estão paradas no seu armário?
- haerentialab
- 31 de mai. de 2023
- 2 min de leitura

Todo mundo já abriu o armário e deu de cara com um monte de roupa que não quer mais usar, que não combina com a atual fase da vida e que até mesmo nunca usou!
Aqui em casa não é diferente, apesar de já ter reduzido o consumo nos últimos anos, tem sempre uma peça que para de fazer sentido, ou aquela antiga que era apegada e finalmente estou disposta a desapegar... Mas é importante saber como desapegar também, para as chances da vida útil da peça ser prolongada, afinal não adianta para você passar para uma pessoa que não vai usar e pior, que vai fazer um descarte menos consciente!
Primeiro passo é separar o que você não usa mais, aí faz um montinho do que tem potencial para venda, o que precisa reformar e o que vai para doação.
O segundo passo é pensar se você vai escolher uma plataforma ou app para anunciar essas vendas ou se vai fazer um brechó online no Instagram.
Pensou? Escolheu? Então bora revisar todas as roupas, ver se não tem nenhum defeito, furinho, bolinha, mancha... se tiver, conserte... tudo perfeito? Bora tirar umas fotos bonitas para divulgar o seu produto!
Não quer tirar foto ou quer diminuir o seu trabalho? A Enjoei tem a opção Enjoei Pro, que você envia a caixa de roupas (só femininas e infantil), eles fazem a triagem, tiram foto, fazem o processo de venda... o app fica com 45% de peças até 100 reais e 35% de peças a partir de 101 reais... Também no Enjoei tem a opção de você tirar foto e fazer todo o processo de venda, aí a comissão da plataforma cai para 20%.
Outro app que eu uso é a Shareitt, uma plataforma que ao invés de dinheiro você usa pontos! Coloque suas peças lá, pegue outras e se quiser pode até vender essas peças depois! Baixando o app, você tem que colocar o código convite para entrar: 336154.
Como funciona pra mim: para venda uso o Enjoei e o Enjoei Pro, demorou muito para vender ou está desvalorizando? Coloco no Shareitt para trocar... Para doação de coisas pequenas de casa e roupa levo na Igreja que tem do lado de casa que tem um brechó. Quando é doação de material de trabalho eu levo para Projetos que dou aula e/ou checo com as minhas amigas empreendedoras se é útil.
Não quer terceirizar isso? Monte um Instagram para vender as suas roupas ou divulgue no seu pessoal, faça um destaque para ficar organizado e vai marcando o que já foi vendido.
Outra coisa que percebi nesses anos fazendo isso foi que quanto menos eu deixava acumular melhor, é mais fácil a gente pensar o que fazer com uma sacola de roupas do que com cinco, se a gente acumula muito a chance de ficar com preguiça de procurar as melhores alternativas para o descarte é maior. Então estabeleça um prazo (ex: um mês) ou então uma quantidade (ex: uma sacola/uma caixa).
E o mais importante, cuide bem das suas roupas, novas e usadas, isso vai fazer bem para o seu bolso e para o planeta! Se você quiser um outro post sobre como cuidar das nossas roupas comenta aqui!
Marina de Assis - CEO da Hærentia
Comentários